segunda-feira, setembro 21, 2009

( 0 ) Comentários

O que você vai fazer no dia do Equinócio?

Sena do Aragão




Muitas pessoas pelo mundo já sabem.
No período que se aproxima ao equinócio (do
Latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais"), ocasião em que o dia e a noite duram o mesmo tempo, o engenho da galinha que por sina termina em nossas geladeiras para esperar o único cruel propósito que naturalmente preparamos para ele, toma a atenção e serve para um momento de distração em algo que mais parece um ritual por ser tão incomum. Ele fica alinhado sobre seu próprio eixo. Ou seja, ele fica em pé!

Uma história conhecida como “O Ovo de Colombo” conta que ele foi convidado a um banquete e na oportunidade um homem enciumado pelo fato dele ter descoberto o Novo Continente perguntou:
- Porventura, se você não tivesse descoberto a América, na sua Espanha não existiriam outros homens que poderiam fazer o mesmo?
Pouca importância ele demonstrou naquele momento. Apenas pegou um ovo e convidou a todos os presentes a tentar colocá-lo, de forma equilibrada, em pé.
No mesmo instante todos aceitaram o desafio e passaram a tentar sem sucesso. Assim, pegou ele um ovo sobre a mesa, bateu levemente a machucar o fundo e o pôs de pé perfeitamente. Mas vendo isso um deles retrucou:
- Desse modo é óbvio que qualquer um de nós conseguiria!
Disse porém Colombo:
- Qualquer um sim, mas qualquer um que tivesse a idéia de fazê-lo.

Outra técnica muito usada surgiu na china. Esta consiste em chacoalhar um pouco o ovo para que a gema passe para a base facilitando a façanha.
Mas acredita-se que na época do equinócio é muito fácil colocar um ovo nessa posição sem uso de nenhum desses truques. “Nú e cru.”

Em 1945 a revista “LIFE” publicou que na época que se aproximava a primavera, a população da China (cidade de Chunking) estava a equilibrar ovos para aliviar a tensão. O jornalista Walter Rundle, da United Press ao ver decidiu tentar e conseguiu equilibrar vários. Logo, publicou uma matéria na revista. Albert Einstein leu e não acreditou. Afirmou que era um truque dos chineses baseado no chacoalhar dos ovos para mantê-los daquela forma.

Nos Estados Unidos, comemoram esse evento com a chegada da primavera. Em 1984 quando o equinócio da primavera caiu exatamente na hora do almoço Donna Hennes equilibrou 360 ovos diante de 5 mil pessoas na praça World Trade Center em Nova York.

Este ano o equinócio de Setembro ocorrerá no dia 22 as 21:18h. Neste instante, quando o Sol cruzar a linha do Equador, você poderá tentar e esperar que seja mais fácil equilibrar um ovo.



Fontes:

Wikipedia
Delirium's homepage
on the ROCKS
0 Responses to " O que você vai fazer no dia do Equinócio? "

Related Posts with Thumbnails

 

"O que fazemos na vida ecoa na eternidade."



 

Este blog possui atualmente:
Comentários em Publicações!
Widget UsuárioCompulsivo

Online