terça-feira, dezembro 08, 2009

( 0 ) Comentários

Vídeo da Abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) apela para a participação de todos



Ainda ontem conheci o filme da abertura da COP15. Hoje, gozando descanso no feriado da Conceição da Praia que acontece aqui na Bahia em dezembro, desfruto das mordomias que a tecnologia proporciona.

Com o notebook, em repouso à sombra da goiabeira ouvindo pássaros e o movimento das verdes folhas vez ou outra dava atenção às canções do grupo Newsboys. O cachorro ao lado a dormir entre os troncos da árvore (não sei por que ele prefere os locais mais estranhos). Adiante, na rua abaixo, como de costume as crianças corriam e brincavam enquanto os adultos sentados e reunidos conversavam qualquer coisa. Nisto até passou um homem cantando alto enquanto andava apressadamente.

Depois levei meu ambiente para o cenário do filme. O resultado não foi agradável.

O filme é comovente. É bonito e de uma produção incrível. Porém, foi criado um certo sensacionalismo exagerado.

Há de se pensar que tenho culpa do caos ao qual está caminhando nosso planeta. Em regra geral tenho, pois custa-me abrir mão desde conforto ao qual me foi concedido. Simples, mas irrecusável. Ainda me sentiria sozinho na empreitada.

A questão é que estamos bem longe de partirmos apenas da boa vontade para o progresso e atenção que o problema realmente exige.

Posso ir ao meu trabalho de bicicleta. É longe, mas além de driblar o engarrafamento, estarei contribuindo para minha saúde e do meu planeta. Posso pintar toda minha casa de branco, assim terei um ambiente claro por mais tempo e pouparei usinas hidrelétricas. Posso levar minha própria sacola ao supermercado. Com isso diminuiria a quantidade de plásticos desperdiçados, e se seguido, até estaria contribuindo para reduzir a produção.

Enfim, posso fazer muitas coisas. Mas de nada adianta se os representantes de cada potência mundial não colaborarem.

Resolver o problema do aquecimento global não exige apenas conscientização. Exige atitude e vontade de querer participar. De promover um desenvolvimento sustentável e incentivar as grandes indústrias a produzirem com responsabilidade. Desenvolver sem prejudicar o clima. Há alternativas, convém usar.

"Nós temos o poder de salvar o mundo. Agora."

0 Responses to " Vídeo da Abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-15) apela para a participação de todos "

Related Posts with Thumbnails

 

"O que fazemos na vida ecoa na eternidade."



 

Este blog possui atualmente:
Comentários em Publicações!
Widget UsuárioCompulsivo

Online