domingo, julho 04, 2010

( 4 ) Comentários

Enquanto a bola rola

Sena do Aragão




Normalmente quando passo pelo televisor nas manhãs de domingo e vejo que está acontecendo uma partida de futsal, me vem aquela sensação de "não tem pra ninguém, já ganhamos."


Há um tempo nosso futebol está indo para esse caminho. O maior jogador da história é brasileiro, a seleção número 1 no rank da FIFA é a nossa, nossos jogadores estão sempre entre os melhores do mundo. "Respiramos futebol". Agora jogamos com a camisa (verde e amarela). Jogamos com o nome (Seleção Brasileira). Nossos adversários nos temem por isso. Mostram respeito. Jogam retrancados.

A primeira Copa do Mundo que acompanhei foi a de 1994. Em seguida, se o Brasil não faturou algum título, o perdeu em finais. Embora isso pareça estar mudando desde 2006. Desconsiderando Olempíadas, claro.

Habituados a ganhar, somos e nos sentimos os favoritos.

Se ganhamos, encontramos aí outro grande e bom motivo para festejar. As vezes por longos dias. Mas se perdemos, nos apetece logo encontrar um mártir para nossas frustrações. Assim, pomo-nos logo a crucificá-lo e nos ocupamos em momentos de críticas e análises.

Isso não é errado. O problema está no fato de não ser só isso.

Além do período coincidir com datas festivas (Festas Juninas), somos obrigados a seguir um calendário imprevisível, movido pelo desenvolver dos jogos. Assim, se a Seleção vai jogar e vira feriado, somos obrigados a entrar nessa. (Não que eu não tenha corrido pra casa sorridente deixando o trabalho para acompanhar a partida. Eu gostei disto.)



Não podendo comprar, negociar, estudar, trabalhar, reinvindicar, pensemos em futebol. Mas se a vida passa por nossa janela enquanto vivemos à luz da Jabulani, aí está o grande problema.

Quantas coisas aconteceram enquanto nossos holofotes estavam virados para a África do Sul? Cidades brasileiras sofriam com a chuva em época de campanha eleitoral. A criminalidade não deu trégua e o oceano cada dia mais poluído devido a ação humana.

Precisamos pensar a renovação da Seleção Brasileira para 2014, mas antes de tudo, devemos pensar em nós mesmos. Como estaremos em 2014?

Imagem Via ojardim.net
4 Responses to " Enquanto a bola rola "
4 de julho de 2010 às 12:49
putz
aehhae
muito bom
4 de julho de 2010 às 14:12
adorei seu texto realmente me fez refletir um pouco, sabe ao ler de principil o quadrinho fique pensado no que o jornal vai aborda agora depois da copa, sabe a derota do Brasil foi muito chata e tudo ,mais ficamos em fora de foco, tipo as eleições tao vindo e isso por mais que a copa seje importante tb é muito importante, é nosso representantes, as pessoas que vao mudar noso país.
bem espero que possamos parar de pensar em copa e nos concentra mais nas eleições e no que pode mudar e melhorar com isso.

belo texto

xau
Otto said :
4 de julho de 2010 às 14:37
Curiosamente a Copa do Mundo bate no mesmo ano das eleições presidenciais. O Povão respira futebol e esquece de tudo...
5 de julho de 2010 às 01:20
Muito legal esse texto!

Related Posts with Thumbnails

 

"O que fazemos na vida ecoa na eternidade."



 

Este blog possui atualmente:
Comentários em Publicações!
Widget UsuárioCompulsivo

Online