sexta-feira, agosto 27, 2010

( 3 ) Comentários

Dia do Psicólogo - Dia 27 de Agosto

Sena do Aragão

,

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais do indivíduo, em geral humano, cujo objetivo foca a descrição, a explicação, a previsão e o controle do desenvolvimento do seu objeto de estudo.

Psicologia (do grego Ψυχολογία, transl. psykhologuía, de ψυχή, psykhé, "psique, "alma", "mente" e λόγος, lógos, "palavra", "razão" ou "estudo") "é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais".

Apesar de teorias "psicológicas" fazerem parte de muitas tradições orientais, a psicologia enquanto ciência tem suas primeiras raízes nos filósofos gregos, mas só se separou da filosofia no final do século XIX.

O primeiro laboratório psicológico foi fundado pelo fisiólogo alemão Wilhelm Wundt em 1879 em Leipzig, na Alemanha. Seu interesse se havia transferido do funcionamento do corpo humano para os processos mais elementares de percepção e a velocidade dos processos mentais mais simples. O seu laboratório formou a primeira geração de psicólogos. Alunos de Wundt propagaram a nova ciência e fundaram vários laboratórios similares pela Europa e os Estados Unidos. Edward Titchener foi um importante divulgador do trabalho de Wundt nos Estados Unidos. Mas uma outra perspectiva se delineava: o médico e filósofo americano William James propôs em seu livro The Principles of Psychology (1890) - para muitos a obra mais significativa da literatura psicológica - uma nova abordagem mais centrada na função da mente humana do que na sua estrutura. Nessa época era a psicologia já uma ciência estabelecida e até 1900 já contava com mais de 40 laboratórios na América do Norte.

"A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta." Herrmann Ebbinghaus

Fonte: Wikipédia


3 Responses to " Dia do Psicólogo - Dia 27 de Agosto "
27 de agosto de 2010 às 14:36
Tô precisando ir a um - rsrsrsr
George Conceição said :
27 de agosto de 2010 às 14:53
Good explanation for what is pisicologia
Anônimo said :
27 de agosto de 2010 às 21:55
Olá, você me fez lembrar minhas aulas de história da psicologia, no 2o semestre!! Boa lembrança, a do dia do psicólogo! Boa ohomenagem! Abç!
Marcelo (ASBEM-FAPEX)

Related Posts with Thumbnails

 

"O que fazemos na vida ecoa na eternidade."



 

Este blog possui atualmente:
Comentários em Publicações!
Widget UsuárioCompulsivo

Online