sábado, outubro 16, 2010

( 0 ) Comentários

Em quem votar? Aprenda a fazer suas escolhas.

Sena do Aragão


Βέροια


Há na Grécia uma cidade cujo nome é Véria (em grego Βέροια), República da Macedônia na encosta dos Montes Olímpios, a 75 km a sudoeste de Salônica (outrora Tessalônica).

Apesar da paisagem e importância histórica da que já foi uma grande e populosa capital da província romana da Macedônia, não foram essas características que tornaram esta cidade tão famosa no mundo todo.


Véria situa-se no lugar da antiga cidade de Beréia, de Roma desde 168 a.C. onde pregaram os Apóstolos Paulo, Silas e Timóteo em 54 ou 55 d.C. Foi a citação do Evangelista e Apóstolo Lucas (autor do livro de Atos dos Apóstolos) a respeito de seus habitantes (Atos 17:12) que a fez lembrada e referenciada até os dias atuais.

“Ora estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (Atos 17:11) (leia o contexto)


Questione



Recentemente tenho pensado muito nisto porque em época de eleição é comum ouvir alguém perguntar “Em quem vai votar? Por quê?”, e se não há convicção é comum repetir o que se ouve por aí sem se preocupar de onde vem a informação e se é verdadeira. Assim, é comum aparecer nesta época as mais variadas revelações ou fábulas sem a devida fonte ou fundamento e por muitos são acreditadas.


De Beréia, mulheres gregas e não poucos varões nos deixaram uma grande lição. Eles sabiam ouvir e de bom grado receberam as escrituras, porém não digeriam tudo o que lhe eram passado sem o cuidado de examinar as escrituras para ver se tudo o que lhe diziam era conforme estava escrito. Portanto, aprendei com o Apostolo João sem equívoco de exegese:

"Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus; porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo." (1 João 4:1) (e Paulo em 1 Timóteo 4:1-2)



Itero “falsos profetas” não somente como “falsos profetas”, mas advirto acerca daqueles que em tudo levantam falso testemunho.


Ora, não sabeis que todas as coisas estão nas mãos de Deus? E que sem sua vontade nada acontece a não ser a seu tempo determinado? Portanto examinemos e acreditemos naquilo que é verdade. E se não nos parece boa coisa, esperemos em Deus. Ele sabe o que faz e quando ele quer ninguém pode impedir. (1 Pedro 5:7)

"Do homem são as preparações do coração, mas do Senhor a resposta da boca." (Provérbios 16:1)



Além dos vários e-mails e scraps, certa vez uma conhecida objetivava influenciar meu voto com um comentário que ouviu. Porém, quando lhe questionei a fonte da informação, me disse que ficou sabendo através de outra pessoa que ouviu de alguém (não se sabe quem). Ora, disse a ela que sabendo eu que somos passíveis em acreditar em qualquer coisa, que garantia teria que não era apenas uma cogitação afim de me fazer desacreditar em alguém? Porque isto me pareceu incoerência.


Devemos seguir com devida desconfiança, buscando o fundamento e questionando. Se há uma novidade de uma pesquisa feita por algum cientista de Harvard ou Massachusetts, pergunte qual o nome do cientista que comprovou tal feito e pesquise para ver se a informação é verdadeira antes de confiar.

Estude (Seja tolerante)



Se alguém quiser te influenciar acerca de algo do qual por ti já é conhecido, pergunte-o “Por que?”, espere-o dizer e em seguida exponha seu ponto de vista. Mas se o que ouvir lhe parecer proveitoso, examine para ver se realmente é conforme lhe foi dito.


Hoje há livros, jornais, revistas, internet etc. Questione. Descubra. Você pode aprender aonde você quiser. Busque as diversas fontes disponíveis assim como os bereanos buscavam a verdade na Bíblia.

"Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (2 Timóteo 3:16-17)



Não é a definição de sua escolha o cunho do que aqui é exposto, mas é dizer que você pode examinar e escolher o que você quiser. Não por influência, mas por coerente e fundamentada convicção como os antigos de Beréia.

Sena do Aragão

Imagem Via Wikipédia
 
0 Responses to " Em quem votar? Aprenda a fazer suas escolhas. "

Related Posts with Thumbnails

 

"O que fazemos na vida ecoa na eternidade."



 

Este blog possui atualmente:
Comentários em Publicações!
Widget UsuárioCompulsivo

Online