sábado, agosto 29, 2009

( 2 ) Comentários

Cigar Box Guitar - Guitarra com Caixa de Charutos

Sena do Aragão



Desde o século XIX, pouco após a abolição da escravatura nos EUA, a história do blues tem sido cantada pelas cordas da Cigar Box Guitar, ou "diddley bow".

Ela surgiu como forma alternativa de diversão para aqueles que não dispunham de dinheiro para comprar instrumentos musicais. Por isso a criavam com caixotes, cabos de vassoura e fios que emitissem som. Mas, ainda em 1940, bastou que os charutos passassem a ser vendidos em caixas que cabiam de 20 a 50, para que em tamanho ideal, virassem a caixa acústica da CBG. E esta é a sua característica mais marcante.

Como na época não havia energia elétrica, eles a tocavam acusticamente. Para imitar o gemido humano, valiam-se do pescoço de uma garrafa ou uma navalha deslizando o vidro ou o metal pela corda.


A CBG é criada com caixas de charuto, possui um pedaço de madeira como braço, pode ou não trastes e tocá-la com slide é opcional.

Grandes nomes no blues começaram com a CBG. Entre esses está o Blind Willie Johnson (1847-1945), considerado um dos maiores artistas de guitarra slide.

2 Responses to " Cigar Box Guitar - Guitarra com Caixa de Charutos "
Anônimo said :
23 de janeiro de 2011 15:04
Sou luthier e produzo cigar box e cookie guitar, pesquiso a muito tempo a história deste curioso instrumento, parabenizo pela iniciativa em colocar um pouco da história.

Eis no vídeo uma que fiz.

Um grande abraço.

Márcio
contato@nostalgiachopp.com.br
Anônimo said :
20 de outubro de 2013 19:58
CARO AMIGO..SOU MUSICO ESTOU PRECISANDO DE UMA CBG ...POREM COM TRES CORDAS.VERIFICO NAS FOTOS A SEQUENCIA DA MONTAGEM. POR CASO VC SERIA LUTHIER. SE FOR OU SABER QUE POSSA FAZER UMA DESSA GOSTARIA QUE ME AJUDASSE, POIS PRECISO DE UMA GUITA DESSA COM AQUELE SOM VINATE DO DELTA BLUES. PENSEI AM ALGO COM CAPTAÇÃO SINGLE COIL, UM CAPTADOR PROXIMO A PONTE. TENHO UMA PRIMA QUE MORA NOS U.S.A.QUE PODE TRAZER PRA MIM DE LÁ, MAS DEPENDENDO DO VALOR QUE EU CONSEGUIR POR AQUI EU MANDO FAZER NESSAS


cesar.bilalis@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

 

"O que fazemos na vida ecoa na eternidade."



 

Este blog possui atualmente:
Comentários em Publicações!
Widget UsuárioCompulsivo

Online